quarta-feira, 14 de janeiro de 2009
MULTIVITAMINAS DA NATUREZA
UMAS DICAS NUTRICIONAIS ...
Sementes de Sésamo
As sementes de sésamo são pequenas mas têm um sabor intenso. Estão carregados com minerais benéficos, incluindo cobre, magnésio e cálcio (são mesmo umas das melhores fontes que há de cálcio!).
Estas sementes contêm também proteína, ferro, vitamina B1, zinco e fibra, e ainda fibras benéficas que ajudam a baixar o colesterol e a prevenir a pressão sanguínea alta e a aumentar os níveis de vitamina E. Para além disto, as sementes de sésamo contêm uma substância chamada sesamina, que protege o fígado de danos oxidativos e também fitosteróis, que são compostos existentes nas plantas que podem reduzir os níveis de colesterol, fortalecer o sistema imunitário e diminuir o risco de certos tipos de cancro.
Sementes de Girassol
As sementes de girasol têm um sabor subtil e uma textura tenra e estão carregadas de vitamina E e de fitosteróis benéficos.Têm um alto conteúdo de gorduras mono-insaturadas e poli-insaturadas, proteína, zinco e selénio. O selénio ajuda a reparar as células danificadas no organismo e inibe a proliferação de células cancerígenas. Apenas um quarto de chávena de sementes de girassol fornece-lhe 30% da dose diária recomendada deste nutriente!
Sementes de Abóbora
Estas sementes são verdadeiras “bombas” nutritivas, contendo magnésio, manganésio, fósforo, ferro, cobre, proteína, omega-3, carotenóides e zinco.
Como outras sementes, as sementes de abóbora também contêm fitosteróis benéficos, junto com compostos que ajudam a promover a saúde da próstata nos homens.
Estudos em animais demonstraram que as sementes de abóbora têm propriedades anti-inflamatórias e a sua adição à dieta tem um efeito similar à utilização de drogas anti-inflamatórias!
Estas sementes são utilizadas tradicionalmente para remover parasitas do organismo e para tratar infecções a nível do tracto urinário.
Sementes de Linhaça
As sementes de linhaça contêm uma grande quantidade de ácido alfa linolénico. Apenas duas colheres de sopa fornecem 140% da dose diária recomendada deste ácido gordo benéfico. Isto ajuda a reduzir a formação de coágulos sanguíneos, reduzindo o risco de ataques cardíacos e tromboses.
Estas sementes ajudam também no tratamento da diabetes, na protecção contra o cancro do cólon, na redução da inflamação proveniente de doenças como a osteoartrite, a asma, a artrite reumatóide e as enxaquecas.
As sementes de linnhaça contêm fitoestrogénios chamados lignanos, que ajudam a combater o cancro da mama e outros cancros de origem hormonal. Os lignanos ajudam também a promover uma ovulação normal e a aumentar a duração da segunda metade do ciclo menstrual, ajudando a restaurar o equilíbrio hormonal. As sementes de linóleo contêm mais lignanos do que qualquer outra fonte vegetal.
Para além disso, contêm fibras benéficas que ajudam a aliviar a prisão de ventre, a baixar os níveis de colesterol e a estabilizar os níveis de açúcar no sangue.
Sementes de Cânhamo
As sementes de cânhamo são por vezes referidas como as sementes mais nutritivas do mundo. Contêm proteína, ácidos gordos essenciais, são ricas em antioxidantes como a vitamina E e contêm minerais como o magnésio, o ferro e o zinco.
Têm também um alto conteúdo de fitosteróis que ajudam a promover a saúde cardiovascular, a normalizar os níveis de colesterol, a tratar certos tipos de cancro, incluindo o cancro do cólon, da mama e da próstata, a diminuir os efeitos neurológicos da doença de Alzheimer e de Parkinson, a tratar a artrite reumatóide, a prevenir a osteoporose, a reduzir a inlamação e a tratar a eczema atópica e a psoríase.
E não se preocupe, as sementes de cânhamo não o vão fazer ficar “pedrado”. Enquanto a marijuana contém 20% de THC (o composto que produz os efeitos relacionados à droga) o cânhamo apresenta um limite máximo de 0,3% desta substância, o que não é suficiente para produzir quaisquer efeitos psicotrópicos.
(Uma curiosidade : Para os pescadores , estas sementes são muito apreciadas por peixes de água doce - Barbos , Bordalos , Carpas ... )
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário