segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

ALIMENTOS para uma VISÃO SAUDÁVEL

Os seus olhos são a sua janela para o mundo, por isso a sua protecção será provavelmente uma das suas principais prioridades. Uma das melhores formas de manter os seus olhos saudáveis à medida que envelhece é incluir alimentos “amigos” dos olhos na sua dieta diária.

E contrariamente à crença popular, as cenouras estão longe de ser o único alimento que faz bem aos olhos.

Os seguintes alimentos não ajudam apenas a nutrir os olhos enquanto envelhece, mas muitos deles podem ajudar também a reduzir o seu risco de cataratas e degeneração macular – a principal causa de cegueira.

Gema de Ovo
A gema de ovo é rica em luteína, um antioxidante de cor amarela. Uma das qualidades mais discutidas da luteína é a sua capacidade para proteger contra cataratas e a degeneração macular.
A luteína (junto com a zeaxantina, outro carotenóide) forma o pigmento amarelo da sua retina e absorve luz azul, uma componente nociva da luz solar. Os investigadores suspeitam que as acções antioxidantes da luteína ajudam a proteger os olhos de danos oxidativos induzidos pela luz.
A luteína também s encontra em vegetais, especialmente os de folha verde, mas quando 10 voluntários ingeriram diferentes fontes de luteína (espinafres, ovos ou um de dois tipos de suplementos de luteína) os ovos ficaram em primeiro lugar. Os voluntários que ingeriram ovos como fonte de luteína demonstraram níveis sanguíneos de luteína cerca de três vezes superiores aos níveis dos voluntários que consumiram outras fontes de luteína.
Os investigadores suspeitam que outros componentes da clara de ovo, tais como a lecitina, são responsáveis por este aumento de absorção.

Castanha do Brasil
Uma castanha do Brasil contém, em média, 120 mcg de selénio, que é aproximadamente duas vezes a dose diária recomendada (DDR). Qual o benefício disto? A actividade antioxidante do selénio combate os radicais livres que podem danificar a sua lente e a sua mácula ocular, no centro da retina. Isto poderá a ajudar a prevenir cataratas e degeneração macular.

Mirtilo (e outras bagas)
Os mirtilos contêm antocianinas, potentes antioxidantes que fornecem aos frutos a sua cor vermelha ou púrpura. Devido a isto, os mirtilos podem ajudar a prevenir os danos relacionados com o envelhecimento e a melhorar a circulação sanguínea nos olhos. As antocianinas também fortalecem as paredes dos vasos sanguíneos, o que poderá abrandar o desenvolvimento de retinopatia diabética.
Para além dos mirtilos, as cerejas, as uvas pretas, as romãs a couve vermelha e as beterrabas também contêm altos níveis de antocianinas.

Salmão
O salmão e outros peixes oleosos como a sardinha são ricos em omega-3. Um estudo efectuado pela Harvard Medical School descobriu que as pessoas que comem peixe duas vezes por semana evitando ao mesmo tempo as gorduras trans diminuíam em mais de metade o risco de desenvolver degeneração macular em comparação com as pessoas que não faziam nenhuma destas coisas. Entretanto, as gorduras omega-3 ajudam a proteger a células fotosensíveis e estão ligadas a uma redução do risco de cataratas.
Ao consumir peixe, tenha cuidado para escolher variedades selvagens e com baixo teor de mercúrio. Em alternativa, pode tomar um suplemento de omega-3 de alta qualidade, como o óleo de peixe.

Papaia
Uma dose de papaia fornece-lhe o equivalente a três dias de suplementação de vitamina C, que é uma das razões pelas quais a papaia protege da degeneração macular. De acordo com um estudo de 2001 efectuado pela National Institutes of Health, as pessoas que sofrem de degeneração macular podem travar a doença obtendo 500 mg de vitamina C, 400 IU de vitamina E e 80 mg de zinco todos os dias.

Brócolos
Os bróculos contêm sulforapano, uma substância que combate o cancro e que é também um poderoso antioxidante. De acordo com investigadores da Johns Hopkins University, as células da retina humana, quando tratadas com sulforapano ficavam protegidas de radicais livres oxidantes durante vários dias.
Para além dos bróculos, outros vegetais como a couve, o nabo e a folhas da planta da mostarda também são ricos em sulforapano.

Sem comentários: