sexta-feira, 26 de março de 2010

KOGI : Mantendo o equilíbrio

Os Kogi , a tribo perdida da América Pré-Colombiana  revivam-nos a memória com os segredos sobre a natureza que fariam os nossos cientistas repensar suas idéias sobre o meio ambiente e do universo. Eles têm uma presença sobre eles que impõe respeito. O poder de sua mente está além da compreensão. Mas poucas pessoas fora da Colômbia sabe quem são eles eo que eles representam. Por que eles se chamam os irmãos mais velhos e como podemos aprender a viver no mundo espiritual que este perdeu a vida na tribo?

Segundo Louis Mejia " 8 anos atrás eu vi um vídeo fantástico chamado "From the Heart of the World, The Elder Brothers Warning". Era sobre uma única comunidade indígena que vive no norte da Colômbia que dizem que estão mantendo o mundo em equilíbrio.  Fiquei tão impressionado com essas pessoas porque elas ainda estão vivendo com os mesmos valores espirituais e tradições de seus antepassados. Mas o alerta ecológico do Kogi compartilhada tocou um nervo e me fez perceber que eles podem estar certos.


Quem são os Kogi?

Quando os espanhóis chegaram no Norte da Colômbia há 500 anos, os Kogi fugiram em alta da Sierra Nevada de Santa Marta. Eles acreditam que a Sierra Nevada de ser o "Mãe" e do "coração do Mundo". Sierra Nevada, na forma de uma pirâmide, ergue-se das costas ensolaradas dos trópicos Caribe para os picos de frio, coberto de neve que atingem uma altura de 17.000 feat acima do nível do mar, tudo em apenas 30 milhas vertical. É isolado da cordilheira dos Andes, mas pode ser visto espiritualmente, como o chakra da coroa dos Andes.


Em 1988, os Kogi permitiu um jornalista da BBC, Alain Ereira filme para um documentário sobre sua cultura. Este foi um evento histórico. Nenhum jornalista ocidental foi autorizado a regressar e desde os Kogi permaneceu em silêncio observando a destruição ecológica da sua montanha sagrada.

Mas os Kogi estão preocupados com o que está acontecendo à sua montanha sagrada. Eles estão agora dispostos a partilhar os seus próximos e da mensagem de alerta para o "irmão mais novo." Nós somos os "Younger Brother" que estão destruindo a Terra e causando um desequilíbrio ecológico que pode afetar as futuras gerações que virão.



Os Kogi são descendentes diretos da civilização Tairona. A cultura Tairona floresceu no norte da Colômbia em torno de 1.000 dC. Eles deixaram para trás stunning artwork de ouro, pedras e artefatos de cerâmica e uma impressionante rede de estradas de tijolos cobrindo a Serra Nevada. Kogi sociedade pouco mudou nos últimos cinco séculos. Eles sobreviveram como uma cultura, porque os Kogi concentrar toda sua energia na vida da mente, em oposição à vida de um organismo ou um indivíduo. Fundamental para que a sobrevivência é a manutenção da separação física de seu mundo e nossa própria. Os Kogi não permitir que ninguém em sua terra. Eles são muito protetor de seu espaço sagrado e da densa floresta não é amável para os turistas. Colombianos muito poucos se atrevem a entrar em seu território.

Onde os Kogi habitam ?

Os Kogi vivem nas regiões mais elevadas da Serra Nevada. Muita da  auto-sustentação das comunidades estão na parte ocidental da Serra acessível através de Valledupar, que está localizado no Estado de Cesar. Você também pode entrar em terrenos Kogi via Santa Marta, uma cidade costeira, mas é um pouco mais difícil. A Sierra Nevada é a montanha mais alta costeiras no mundo apenas 26 milhas da praia. Situa-se perto do equador, o que significa que não tem estações do ano. Dia e noite têm igual duração em todo o ano. Tem todo o eco-sistema em sua área de 17.000 km2 (8.000 milhas quadradas) Você pode encontrar os recifes de coral, mangues, desertos áridos, a chuva ea floresta da nuvem, e em altitudes elevadas, planícies e picos cobertos de neve com temperaturas perto de -- 20 graus. O pico mais alto é o Pico Simón Bolívar em 5775 mtrs. Em 1965, arqueólogos encontraram os restos de uma perdida Tairona religiosa e chamara-lhe a Cidade Perdida. É uma caminhada de três dias na selva densa para testemunhar uma verdadeira maravilha do passado. Há um rumor que existem mais 2 cidades ainda mais para ser encontrado.

O que os Distingue?

Os Kogi são únicos entre as culturas indígenas do mundo, porque nunca os espanhóis conquistaram. Eles dizem ter memória do início do tempo e lembrar o massacre dos conquistadores trouxeram à sua região em 1498.

Os Kogi representar a civilização mais completo sobrevivente da América pré-colombiana. Eles não são caçadores-coletores ou de uma tribo se perguntando, pois eles são uma nação cujos campos foram cultivados continuamente por mais de mil anos.

Os Kogi acreditam que eles são os "Irmãos Mais Velhos" os guardiões da vida na Terra. Através de seu poder da mente e meditação, eles mantêm o mundo em equilíbrio. Eles vivem em "Aluna", um mundo interior do pensamento e do potencial. Eles agora estão preocupados porque suas Maontanhas estão morrendo.

Tudo sobre a sua história e religião é transmitida através de instruções verbais e as suas vidas são dirigidas por líderes espirituais ou xamãs chamado "Mamas". Os Mamas Kogi são escolhidos a partir do nascimento e passar os nove primeiros anos da infância em uma caverna na escuridão total aprendendo os segredos antigos do mundo espiritual ou Aluna. Eles são os sacerdotes e os juízes que controlam a sociedade Kogi. Todas as decisões importantes e trabalhos xamânicos são feitas por adivinhação. Tudo é o mundo da aluna, de modo que o Mamas ver um reflexo do mundo físico, primeiro no mundo espiritual. Se Aluna é a Mãe, em seguida, os Kogi ouvir a Mãe de adivinhação. Esta técnica perdeu de adivinhação é o que mantém o mundo Kogi em equilíbrio e ordem. Os Mamas estão preocupados que o "IrmãoMaisNovo" não tenha ouvido o primeiro aviso. Se a Sierra Nevada, ou a mãe morre, o mundo também vai morrer.

De importância singular é que os Kogi são uma tribo pacífica que nunca matou um de seus próprios e raramente casam. Eles nunca crescem cabelos grisalhos e não têm pêlos faciais. Eles podem passar 9 dias acordados sem dormir durante seus ritos cerimoniais.

Eles estão começando agora a aprender espanhol, porque eles percebem a importância de se comunicar com o mundo exterior. Eles também precisam de compreender as leis do governo colombiano a respeito da Sierra Nevada, que  foi nomeado um ser humano e da Reserva da Biosfera pela UNESCO em 1986 e um Parque Nacional pelo governo colombiano em 1977.

Mensagem dos Kogi
 
"Vocês estão mudando o mundo, transformando-o em luz. Não tenham medo de sua inocência e de sua natureza infantil; estão perto de Deus. Deixem sua imaginação pairar, entrando num Sonho no qual o amor envolve todos os acontecimentos, então vejam-no como real. Deixem que os sons de seus corações falem com os que não estão vivos. Vocês lhes mostraram o caminho por meio de seu exemplo. Agora mostrem-lhes o caminho a partir de dentro. Escutem, e seu coração falará. Estamos com vocês agora. Vamos ajudá-los. Que os próximos mil anos sejam dourados, e que as crianças inocentes mostrem o caminho. "

Mais sobre os kogi : As crianças dos próximos 1000 anos (por Drunvalo Melchizedek)

terça-feira, 16 de março de 2010

O Pão : História

Ricardinho não aguentou o cheiro bom do pão e falou:

- Pai, tou com fome!!!
O pai, Agenor , sem ter um tostão no bolso, caminhando desde muito cedo em busca de um trabalho, olha com os olhos marejados para o filho e pede mais um pouco de paciência...
- Mas pai, desde ontem não comemos nada, eu tou com muita fome, pai!!!
Envergonhado, triste e humilhado em seu coração de pai, Agenor pede para o filho aguardar na calçada enquanto entra na padaria a sua frente...
Ao entrar dirige-se a um homem no balcão:
- Meu senhor, estou com meu filho de apenas 6 anos na porta, com muita fome, não tenho nenhum tostão, pois sai cedo para buscar um emprego e nada encontrei, eu lhe peço que em nome de Jesus me forneça um pão para que eu possa matar a fome desse menino, em troca posso varrer o chão de seu estabelecimento, lavar os pratos e copos, ou outro serviço que o senhor precisar!!!
Amaro , o dono da padaria estranha aquele homem de semblante calmo e sofrido, pedir comida em troca de trabalho e pede para que ele chame o filho...
Agenor pega o filho pela mão e apresenta-o a Amaro, que imediatamente pede que os dois sentem-se junto ao balcão, onde manda servir dois pratos de comida do famoso PF (Prato Feito) - arroz, feijão, bife e ovo....
Para Ricardinho era um sonho, comer após tantas horas na rua...
Para Agenor , uma dor a mais, já que comer aquela comida maravilhosa fazia-o lembrar-se da esposa e mais dois filhos que ficaram em casa apenas com um punhado de fubá...
Grossas lágrimas desciam dos seus olhos já na primeira garfada...
A satisfação de ver seu filho devorando aquele prato simples como se fosse um manjar dos deuses, e lembrança de sua pequena família em casa, foi demais para seu coração tão cansado de mais de 2 anos de desemprego, humilhações e necessidades...
Amaro se aproxima de Agenor e percebendo a sua emoção, brinca para relaxar:
- Ô Maria!!! Sua comida deve estar muito ruim... Olha o meu amigo está até chorando de tristeza desse bife, será que é sola de sapato?!?!
Imediatamente, Agenor sorri e diz que nunca comeu comida tão apetitosa, e que agradecia a Deus por ter esse prazer...
Amaro pede então que ele sossegue seu coração, que almoçasse em paz e depois conversariam sobre trabalho....
Mais confiante, Agenor enxuga as lágrimas e começa a almoçar, já que sua fome já estava nas costas...
Após o almoço, Amaro convida Agenor para uma conversa nos fundos da padaria, onde havia um pequeno escritório...
Agenor conta então que há mais de 2 anos havia perdido o emprego e desde então, sem uma especialidade profissional, sem estudos, ele estava vivendo de pequenos 'biscates aqui e acolá', mas que há 2 meses não recebia nada...
Amaro resolve então contratar Agenor para serviços gerais na padaria, e penalizado, faz para o homem uma cesta básica com alimentos para pelo menos 15 dias...
Agenor com lágrimas nos olhos agradece a confiança daquele homem e marca para o dia seguinte seu início no trabalho...
Ao chegar em casa com toda aquela 'fartura', Agenor é um novo homem sentia esperanças, sentia que sua vida iria tomar novo impulso...Deus estava lhe abrindo mais do que uma porta, era toda uma esperança de
dias melhores...
No dia seguinte, às 5 da manhã, Agenor estava na porta da padaria ansioso para iniciar seu novo trabalho...
Amaro chega logo em seguida e sorri para aquele homem que nem ele sabia porque estava ajudando...
Tinham a mesma idade, 32 anos, e histórias diferentes, mas algo dentro dele chamava-o para ajudar aquela pessoa...
E, ele não se enganou - durante um ano, Agenor foi o mais dedicado trabalhador daquele estabelecimento, sempre honesto e extremamente zeloso com seus deveres...
Um dia, Amaro chama Agenor para uma conversa e fala da escola que abriu vagas para a alfabetização de adultos um quarteirão acima da padaria, e que ele fazia questão que Agenor fosse estudar...
Agenor nunca esqueceu seu primeiro dia de aula: a mão trémula nas primeiras letras e a emoção da primeira carta...
Doze anos se passam desde aquele primeiro dia de aula...
Vamos encontrar o Dr. Agenor Baptista de Medeiros , advogado, abrindo seu escritório para seu cliente, e depois outro, e depois mais outro...Ao meio dia ele desce para um café na padaria do amigo Amaro, que fica impressionado em ver o 'antigo funcionário' tão elegante em seu primeiro terno...
Mais dez anos se passam, e agora o Dr. Agenor Baptista, já com uma clientela que mistura os mais necessitados que não podem pagar, e os mais abastados que o pagam muito bem, resolve criar uma Instituição que oferece aos desvalidos da sorte, que andam pelas ruas, pessoas desempregadas e carentes
de todos os tipos, um prato de comida diariamente na hora do almoço...Mais de 200 refeições são servidas diariamente naquele lugar que é administrado pelo seu filho , o agora nutricionista Ricardo Baptista...
Tudo mudou, tudo passou, mas a amizade daqueles dois homens, Amaro e Agenor impressionava a todos que conheciam um pouco da história de cada um...
Contam que aos 82 anos os dois faleceram no mesmo dia, quase que a mesma hora, morrendo placidamente com um sorriso de dever cumprido...
Ricardinho , o filho mandou gravar na frente da 'Casa do Caminho', que seu pai fundou com tanto carinho:
'Um dia eu tive fome, e você me alimentou. Um dia eu estava sem esperanças e você me deu um caminho. Um dia acordei sozinho, e você me deu Deus, e isso não tem preço. Que Deus habite em seu coração e alimente sua alma . E, que te sobre o pão da misericórdia para estender a quem precisar!!!'

(História verídica)
Se acharem que vale a pena repassem, pois nunca é tarde para começar e sempre é cedo para parar!!! *
*Embora não podermos voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim!!!**

*" Comece fazendo o necessário, depois o que é possível, e muito em breve estará fazendo o impossível."
São Francsico de Assis*

sexta-feira, 12 de março de 2010

Conversa sobre Yoga

Sábado, dia 13 de Março, às 12h00


Malveira da Serra, num ambiente harmoniosamente criado para a prática de Yoga.

Destina-se a todos aqueles que ainda não tiveram contacto com o Yoga, ou aos que já praticam em ginásios, academias, associações recreativas, mas não sabem o que está ‘por trás da sala de aula’. É importante familiarizar-se com a técnica e o propósito do Yoga para colher os melhores frutos da prática.
Exemplos de duvidas a serem esclarecidas:

Breve história do Yoga.
Quais os tipos de Yoga?
Porque é que Yoga não é apenas exercício físico.
Yoga não é religião.
Porquê a saudação no (inicio) da aula?
Shiva o pai do Yoga.
OM o símbolo do Yoga.
Os benefícios da respiração.
Yoga não é acrobacia.
O prazer na prática.
Quais as regras antes, durante e depois da prática física?
Conceitos básicos.
E todas as dúvidas que surjam.

Data: 13 de Março de 2010

Horas: 12h00
Local: Estúdio de Yoga – Malveira da Serra – Cascais/Sintra
Valor: aula livre de qualquer encargo


Mais informações:
Email: diaspatricia70@gmail.com – Telf: 93 400 14 81

segunda-feira, 8 de março de 2010

quinta-feira, 4 de março de 2010

Sat Sanga Especial Swami Gurucharanandana : Algarve

A Quinta da Calma convida no próximo Sábado, 6 Março, às 15h, a si, aos seus alunos e amigos para virem participar num evento muito especial em que tem o grande prazer em receber Mataji (Swami Gurucharananda) de Yogaville, EUA que guiará um Sat Sanga.

Mataji vai falar de como ganhar e manter a nossa paz interior apesar das dificuldades nestes dias de caos à nossa volta, através da aplicação prática e regular do Yoga na nossa vida quotidiana. Por outras palavras, como nos mantermos em paz em qualquer circunstância. Ela vai usar a abordagem do Mantra Yantra para ilustrar isso. Depois da palestra e das práticas haverá ainda tempo para colocar questões.

Sobre Mataji (Swami Gurucharananda)

Por favor, avise a Recepção se puder vir.

Serão servidos chá e bolinhos.



Data: 6 de Março de 2010

Horas: 15h -18h

Língua: Todo o evento será traduzido para português.

Local: Quinta da Calma – Pavilhão, Almancil – Algarve, Portugal

Valor: Por donativo

VERDADEIROS AMIGOS : Parábola

Era uma vez um rapazinho que tinha um temperamento muito explosivo.

Um dia, o pai deu-lhe um saco cheio de pregos e uma tábua de madeira.
Disse-lhe que martelasse um prego na tábua cada vez que perdesse **a paciência com alguém.**
No primeiro dia o rapaz pregou 37 pregos na tábua. Já nos dias seguintes, enquanto ia aprendendo a controlar a ira, o número de pregos martelados por dia foram diminuindo gradualmente.
Ele foi descobrindo que dava menos trabalho controlar a ira do que ter que ir todos os dias pregar vários pregos na tábua...

Finalmente chegou o dia em que não perdeu a paciência uma vez que fosse.
Falou com o pai sobre seu sucesso e sobre como se sentia melhor por não explodir com os outros.
O pai sugeriu-lhe que retirasse todos os pregos da tábua e que lha trouxesse.
O rapaz trouxe então a tábua, já sem os pregos, e entregou-a ao pai. Este disse-lhe:

- Estás de parabéns, filho! Mas repara nos buracos que os pregos deixaram na tábua. Nunca mais ela será como antes.
Quando falas enquanto estás com raiva, as tuas palavras deixam marcas como essas. Podes enfiar uma faca em alguém edepois retira-la, mas não importa quantas vezes peças desculpas, a cicatriz ainda continuará lá. Uma agressão verbal é tão violenta como uma agressão física. Amigos são jóias raras, cada vez mais raras. Eles fazem-te sorrir e encorajam-te a alcançar o sucesso. Eles emprestam-te o ombro, compartilham os teus momentos de alegria, e têm sempre o coração aberto para ti.

Desculpa se já deixei alguma marca na tua tábua..*